ASPER apresenta realinhamento da tabela do convênio de saúde a servidores

 

A Associação dos Servidores no Serviço Público no Estado de Rondônia – ASPER concluiu o ciclo de reuniões oficiais realizadas com associados de todas as regionais do Estado. Denominados Assembleia Informativa, os eventos serviram para esclarecer os sócios sobre o realinhamento da tabela atuária para o custeio do convênio de plano de saúde. Em Porto Velho, o encontro ocorreu nesta quinta-feira (11-10), no auditório do Sindsef.

As assembleias foram conduzidas pelo presidente da ASPER, José Francisco Pinheiro, acompanhado do diretor financeiro, Silas Neiva. Para explanar de forma técnica a atualização dos custos, a entidade conta com a apresentação do profissional em cálculos para o seguimento de planos de saúde, o atuário Leonardo Czerrwynski. O especialista apresentou demonstrativos elaborados a partir de um estudo sobre os últimos dozes meses de prestação do serviço.

De acordo com Francisco Pinheiro, todo mês de outubro de cada ano, ocorre um reajuste na tabela de rateio, baseado nos aumentos do produto oferecido pelas operadoras de planos de saúde. O dirigente informou que o aumento anual é uma praxe no setor em todo o País, mas que, a Diretoria da ASPER faz questão de manter os sócios informados das mudanças e sobre o seu comportamento financeiro.

Ainda conforme o presidente, atualmente a ASPER assiste mais de 34 mil vidas com o plano de saúde prestado pela Unimed. A associação contrata os serviços de plano de saúde da operadora e ainda o plano odontológico da Dental Norte e oferece auxílio funeral. Os filiados são servidores públicos em todas as esferas administrativas em Rondônia. A sistemática de funcionamento, segundo Pinheiro, é desenvolvida de acordo com a realidade de mercado e capacidade financeira da instituição.

Durante a reunião, os servidores filiados tiveram acesso aos novos valores aplicados em tabela disponibilizada no momento da assembleia. Francisco Pinheiro e Silas Neiva comentaram sobre os altos custos com remoções de pacientes e outros imprevistos, além do inadimplemento ocorrente. Na oportunidade, os diretores responderam perguntas dos presentes e discorreram sobre as conquistas da entidade e os benefícios coletivos.