Notícias

Asper
Voltar 20 de Agosto de 2020

6 ideias para atividades em família durante a quarentena


atravesse o período da quarentena de maneira leve e tranquila, elencamos 6 ideias criativas para colocar em prática.

1. Faça chamada de vídeo com familiares distantes

As ferramentas tecnológicas, sem dúvida, têm contribuído muito a uma interação eficaz durante a quarentena, seja no desenvolvimento de trabalho home office, seja na comunicação com amigos e pessoas queridas.

Tendo à disposição esse recurso, vale a pena utilizá-lo também para conversar com familiares distantes ou que estão na mesma cidade, porém em isolamento social.

Além de amenizar a saudade, essa atividade em família permite renovar as energias em um momento tão desafiador. Conversar com outras pessoas que passam pelos mesmos problemas, afinal, faz entender que ninguém está só e que a condição atual é passageira.

Outro benefício de promover chamadas por vídeo é permitir que as crianças conversem e expressem seus sentimentos com outros familiares.

2. Prepare a noite do cinema em casa

Preparar noites do cinema é outro programa divertido e que pode ser feito para melhorar a convivência familiar. Para tanto, é interessante marcar dias da semana e horários para que todos os integrantes se planejem e compartilhem juntos desse momento.

Fazer essa definição é especialmente necessário quando se têm familiares que ainda trabalham remotamente ou estudam a distância.

Uma dica para tornar esse momento mais prazeroso é criar um ambiente de descontração na sala, com cobertores, colchões e travesseiros. Vale, ainda, fazer pipoca ou alguma guloseima; assim, todos entram no clima.

Não se esqueça de abrir espaço para sugestões de filme, de modo que todos possam decidir ou indicar ao longo das semanas conteúdos de interesse.

3. Convide todos para cozinhar

Cozinhar em família é uma atividade lúdica que desperta o espírito de colaboração. Essa virtude, inclusive, é de extrema importância para uma convivência harmoniosa e pacífica durante o isolamento.

Tendo isso em vista, uma sugestão é convidar todos para fazer um almoço ou jantar especial. A tarefa não precisa ser nada elaborada. O simples fato de estarem reunidos e se ajudando será bastante proveitoso.

Se desejar, no entanto, você pode preparar lanches ou uma sobremesa diferente de que todos gostem, dividindo tarefas da cozinha também com as crianças.

Os pequenos podem auxiliar tanto no preparo dos alimentos quanto na limpeza do ambiente. Há várias receitas e dicas na internet que podem ser inseridas no cardápio ao longo da semana.

4. Relembre os momentos especiais da família

Relembrar momentos especiais vividos em família é sempre importante para reviver os laços afetivos estabelecidos entre os integrantes e reunir todos em torno de boas memórias.

Mesmo para as crianças pequenas, pode ser interessante e divertido ver fotos de quando eram menores e descobrir a própria trajetória de vida no núcleo familiar.

Ao longo da quarentena, portanto, vale tirar álbuns da gaveta ou arquivos eventualmente digitalizados para rever aniversários, viagens e conquistas da família.

Sem dúvidas, isso despertará sentimentos como gratidão e alegria, fundamentais para superar a crise que todos atravessam no momento e não se esquecer de que tudo é passageiro.

5. Mantenha a calma com atividades em família como meditação e yoga

É de conhecimento geral que o medo vivido em decorrência da pandemia, somado ao isolamento social, gera ansiedade em momentos de crise e outras condições não benéficas ao equilíbrio psicológico e emocional.

Assim, tanto para adultos quanto para crianças, é indispensável desenvolver uma rotina que permita desacelerar, retomar a calma e melhorar a respiração e a concentração.

Atividades como meditação e yoga, nesse sentido, podem ajudar bastante. Se você não souber como guiar esses exercícios, há diversas referências na internet e, inclusive, aulas gratuitas que ensinam jovens e crianças.

O importante é criar um hábito diário de cuidar da mente, além de sempre incentivar que um integrante da família incentive o outro a realizar com frequência essas atividades em família.

6. Organize todos os cantos da casa

Todos têm alguma tarefa da casa ainda pendente e que é procrastinada continuamente. A quarentena pode ser uma boa oportunidade para concluí-la e fazer o que mais for necessário no lar.

Nesse sentido, uma dica é colocar todos os integrantes para organizar os cômodos ou realizar uma faxina geral. Os pequenos, por exemplo, podem ficar responsáveis por guardar os brinquedos e colocar as coisas do quarto no lugar.

Já os adultos podem aproveitar e selecionar papéis antigos ou organizar o guarda-roupa. Se a família desejar, ainda, é possível fazer doações àqueles que estão precisando.

Coloque à disposição roupas em bom estado e que não são mais usadas, bem como outros utensílios que podem ajudar quem está passando por dificuldades nesse momento da quarentena.

Diante de um contexto atípico de pandemia, em que ainda não se conhece tratamento para a doença contagiosa, é fundamental ouvir as autoridades sanitárias do mundo todo.

Nesse sentido, manter-se em casa é medida eficaz e indispensável para se proteger contra o coronavírus e evitar que a família sofra as consequências do agente infeccioso.

Para que a convivência durante esse tempo em casa seja harmônica, vale apostar nas atividades criativas em família e planejar uma nova rotina do lar.

O ideal é não ficar inerte e desenvolver tarefas motivadoras, que permitam atravessar esse momento com leveza e produtividade. Manter-se ativo com exercícios para o corpo e para a mente também é excelente opção para canalizar emoções e melhorar a convivência.

As sugestões são motivadoras, pratique sua família vai adorar.


Hospital Carlos Chagas
Escritórios Regionais