Notícias

Asper
Voltar 04 de Fevereiro de 2017

Dia 05 de fevereiro, é o dia Nacional da Mamografia

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) destaca a importância de que a mulher esteja atenta ao seu corpo e à saúde das mamas

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) destaca a importância de que a mulher esteja atenta ao seu corpo e à saúde das mamas. O auto-exame das mamas é o exame efetuado pela própria mulher. Deve ser realizado mensalmente, logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame pode ser feito em qualquer dia do mês.

 

01- Diante do espelho: Eleve e abaixe os braços. Observe se há alguma anormalidade na pele, alteração no formato, abaulamentos ou retrações.

02- Durante o banho: Com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda. Procure por caroços nas mamas e nas axilas, e verifique se há secreção pelos mamilos.

03- Deitada: Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita, apalpe a mama com movimentos circulares, laterais e de cima pra baixo. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.

 

Caso você encontre qualquer das alterações mencionadas, é importante consultar um médico especialista. Quanto mais cedo, melhor! Lembre-se: o câncer de mama tem cura!

 

 

Fonte: Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer


Hospital Carlos Chagas
Escritórios Regionais