Notícias

Asper
Voltar 29 de Setembro de 2020

Dicas de como fortalecer o sistema imunológico


Em nosso dia-a-dia estamos constantemente sendo expostos a todo e qualquer tipo de doença, e quando o nosso organismo não está fortalecido, acabamos ficando ainda mais vulneráveis. De uma forma simples e resumida, o sistema imunológico nada mais é do que uma defesa do organismo contra agentes infecciosos. Ou seja, é um conjunto de células de defesa e tecidos especiais que é responsável por proteger nosso corpo contra bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos presentes no ar.


Além de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes e vitaminas (Confira mais informações sobre esse assunto aqui: https://rochalima.com.br/blog/o-importante-papel-de-vitaminas-e-minerais-na-imunidade-diante-do-covid-19/ ), existem diversos hábitos que podemos incluir em nosso dia-a-dia para fortalecer o sistema imunológico a fim de manter o corpo protegido de micro-organismos perigosos e ainda, levar uma vida mais alegre e com disposição. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a fortalecer a sua imunidade:

Hidrate-se corretamente

Não espere sentir sede para beber água, a ingestão de líquidos retira o excesso de impurezas do organismo o que ajuda a prevenir doenças. Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, o ideal é ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

Tome um pouco de sol todos os dias

Ficar alguns minutos sob o sol é uma prática bastante benéfica que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Os raios solares ativam a produção da vitamina D, que é responsável pelo processo de absorção do cálcio e pelo fortalecimento dos ossos.
Tenha hobbies e pratique exercícios físicos
Nada melhor do que uma mente sadia e um corpo forte. Uma rotina que inclua hobbies e exercícios físicos é capaz de prevenir diversos problemas. Mas atenção: é fundamental escolher modalidades que tenham a ver com o seu perfil e que sejam prazerosas. Caso contrário, o efeito não será benéfico e você poderá desanimar rapidamente.

Dê gargalhadas

É isso mesmo, as gargalhadas também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Isso acontece pois dar risada aumenta a energia ao mesmo tempo em que diminui a tristeza e dor. Esses efeitos reduzem o estresse e suas consequências nocivas ao organismo. Dar gargalhadas também promove a liberação de endorfinas, substâncias químicas associadas às sensações de bem-estar e relaxamento.
Percebeu como pode ser simples fortalecer o sistema imunológico? Esperamos que essas dicas te ajudem e sirvam como ponto de partida para você adotar uma vida mais feliz e equilibrada, que traga benefícios em todos os aspectos. Além de adotar novos hábitos, estar em dia com nossos exames e vacinas é essencial para estarmos sempre em dia com a nossa saúde.


Hospital Carlos Chagas
Escritórios Regionais