Notícias

Asper
Voltar 28 de Julho de 2018

Lábios ressecados: Confira alguns cuidados para tratar o quadro comum no inverno


Aposte no batom

A hidratação ainda poder estar associada ao uso do batom, já que hoje existem cosméticos que associam a tintura labial à hidratação, de modo a criar uma barreira contra agressões exteriores e até evitar que a pessoa crie o hábito de molhar os lábios com saliva. Contudo, opte pelas versões cremosas, já que os batons com efeito mate não auxiliam tanto a hidratação.

Beba bastante água

Beber bastante água é fundamental para hidratar os lábios, já que a desidratação compromete a produção do líquido que sustenta a pele e facilita a secura.

Cuidado com as feridas no canto da boca

Segundo a dermatologista, alguns pacientes têm grau de ressecamento tão intenso que desenvolvem feridinhas nos cantos da boca, as quais são chamadas clinicamente de queilite angular.

Nestes casos, não adianta somente hidratar – porque é uma inflamação que pode ter relação com colonização de bactérias e fungos -, mas é necessário procurar um dermatologista para tratar o quadro da forma correta.

Não faça esfoliação
Esfoliar a boca é a principal causa da piora dos lábios ressecados. “Tende a prejudicar a barreira que protege a mucosa e expor mais ainda a pele”, explica a especialista.

Evite a saliva
Um dos grandes vilões dos lábios ressecados é a tendência que algumas pessoas cultivam de tentar hidratar a boca com saliva. “Esta substância, por si só, aumenta a irritação na boca”, alerta Rossana.

Hidrate

A especialista recomenda hidratar os lábios todos os meses, mas redobrar os cuidados nas época mais frias do ano e durante o uso de medicamentos que ressecam a pele, como isotretinoína. “Quanto mais cedo começar a hidratar, menor a chance de desenvolver alterações mais intensas”, alerta.

A hidratação deve ser feita, principalmente, com produtos ricos em pantenol, ácido hialurônico, óleo de jojoba e lipídeos que realmente assumem a função de proteger a mucosa.

Confira quais produtos podem ser úteis para tratar lábios ressecados:

Lip balm: é um hidratante labial que previne o ressecamento a partir da primeira aplicação. Ele apresenta substâncias como manteiga hidratante, óleo antioxidante, vitamina E e até colágeno;

Pomada cicatrizante: como diz o nome, visa cicatrizar e, então, só deve ser usada em caso de lábios ressecados e feridos;
Gloss: embora sua função seja mais dar brilho do que hidratar, este produto forma uma película protetora que impede a evaporação da água, a qual é comum no inverno devido à queda da umidade do ar;

Vaselina: substância que gera uma película protetora e garante a recuperação natural da pele. Pode ser usada sozinha ou com outros ativos hidratantes;

Manteiga de cacau: bálsamo caseiro para os lábios que hidrata e cria uma camada protetora contra temperaturas baixas e ressecamento.
É importante hidratar os lábios ressecados não só durante o dia, mas durante a noite também. Então, abuse dos produtos acima citados antes de dormir.

Não arranque pele do lábio

Não é recomendado tentar arrancar pelinhas que surge como resultado da descamação, já que elas atuam como uma forma de proteção e seu descolamento prejudica o ciclo natural de troca de tecido.

Quem apresentar lábios descascados com frequência deve procurar um dermatologista para descartar a possibilidade de doenças mais sérias, como queilite actínica, um quadro que pode evoluir para câncer de pele.

Fonte: Assessoria


Hospital Carlos Chagas
Escritórios Regionais