Notícias

Asper
Voltar 05 de Novembro de 2018

NOVEMBRO AZUL: Alerta para o câncer de próstata


Novembro Azul é o nome do movimento internacional que busca a conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina. Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro existe um esforço de mídia para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la antecipadamente e ajudando a tirar o estigma dos exames que ajudam nas rotinas de check-up médico. Abordaremos este tema no programa Fique Bem, na TV Band, sábado, às 11h30.

PÍLULAS

Hiperplasia prostática e câncer de próstata

A hiperplasia prostática benigna, como o próprio nome diz, é uma situação benigna, ou seja, não é câncer da próstata. Os homens com próstata aumentada, na maioria das vezes, não têm sintoma algum e tão pouco precisam de tratamento. Já o câncer de próstata, na maioria das vezes, é assintomático, e sua descoberta só pode ser feita com o exame físico do urologista associado a alguns exames adicionais, como a dosagem de PSA no sangue, a ressonância magnética e a biópsia da próstata.

Diagnóstico precoce               

Após os 45 anos, é importante realizar os exames de detecção precoce da doença anualmente e sempre que seu médico recomendar, pois, se descoberto no início, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura. Dificuldade de urinar, jato urinário fraco e sensação de bexiga cheia mesmo após urinar são sinais e sintomas sugestivos de alterações da próstata. O exame de PSA associado ao toque retal e a ultrassonografia da próstata são essenciais para o diagnóstico correto. Fique bem, cuide-se bem!

Fonte: Assessoria


Hospital Carlos Chagas
Escritórios Regionais