Notícias

Asper
Voltar 07 de Novembro de 2019

Novembro Azul: entenda a campanha de prevenção do câncer de próstata


O cuidado com a saúde é uma tarefa de homens, mulheres, crianças e idosos. Porém, alguns fatores exigem uma atenção maior de alguns grupos, além de cuidados específicos conforme a situação. À exemplo do Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para os cuidados com o câncer do colo do útero, o Novembro Azul é dedicado à saúde do homem.

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

As autoridades em saúde costumeiramente relatam que o homem tem maior resistência quando o assunto é prevenção e, principalmente, quando diz respeito a procurar cuidar de sua própria saúde.

Como surgiu o Novembro Azul

Surgiu como uma campanha, a qual foi inspirada pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.

Movember nasceu em 2003 na Austrália. Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos australianos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.

O termo é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa “novembro”. A escolha do mês se une ao ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O que surgiu como uma campanha foi alargado para um mês, que tem como objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do auto-exame e tratamento, especialmente do câncer da próstata.

Esse tipo de câncer é a segunda doença que causa mais mortes entre os homens e a sua cura apenas é possível mediante o diagnóstico precoce, daí a importância da campanha que, no Brasil, foi desencadeada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

Ao longo desse mês, as ações incluem a realização de palestras, distribuição de panfletos, eventos para angariação de fundos, bem como a iluminação de monumentos, tais como o Cristo Redentor, o palácio do Congresso Nacional e o Monumento às Bandeiras, entre tantos outros.

Fonte: Calendar


Hospital Carlos Chagas
Escritórios Regionais