Atendimento pelo WhatsApp
`

Notícias

Asper
Voltar 05 de Maio de 2021

Diante da pandemia, mães se desdobram ainda mais para dar conta de família e trabalho

Segundo IBGE, mulheres se dedicam 18,5 horas para afazeres domésticos e cuidados; com a covid-19 o trabalho aumentou

Diante da quarentena de prevenção do novo coronavírus, os tradicionais almoços familiares de Dia das Mães vão ter que ser modestamente adaptados para encontros digitais via aplicativos, ainda rendendo homenagens a elas.

Mas a realidade do dia a dia é mais pesada, com as medidas de contenção da pandemia, os relatos que trazem essas mulheres são de rotina extenuante, sobrecarga e ainda mais responsabilidades.

“A gente chega na pandemia já com uma situação que todos os indicadores mostram que as mulheres são as principais responsáveis pelo trabalho doméstico e de cuidados. Isso se mostra na jornada de trabalho total, quando junta o remunerado e o não remunerado, que é sempre maior para as mulheres”, analisa a socióloga Tica Moreno, que integra a Sempreviva Organização Feminista (SOF).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado, mulheres dedicam em média 18,5 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, na comparação com 10,3 horas semanais gastas nessas atividades pelos homens. 

“Nesse período da quarentena é justamente uma sobrecarga das mulheres, porque uma parte da vida passou a se concentrar nas casas. Então, tudo o que significa dessa relação – da saúde mental e como as coisas vão se desenvolvendo –, mas a gente também tem o concreto de todo dia, da limpeza da casa, de tirar o lixo, de tirar poeira, de lavar as roupas, dar comida junto com a presença em tempo integral das crianças de diferentes idades em casa”, contextualiza Moreno.

Além do trabalho doméstico e de cuidado, há ainda a carga mental do trabalho emocional, ainda mais invisível. São as mulheres que, em geral, tomam a frente no planejamento e no gerenciamento da casa e do cotidiano, tentando prever as necessidades de todos e se preocupando com a saúde da família.


Hospital Carlos Chagas
Escritórios Regionais